reino-unido-1.png

O que é o FEMST?

FEMST é um projeto financiado pelo Erasmus+ que tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre a disparidade de gênero que é relevante para a igualdade de gênero no campo STEM em suas fases iniciais, quando os preconceitos de gênero dos professores afetam o desempenho dos alunos

O objetivo do FEMST é oferecer informações e conhecimentos detalhados sobre a disparidade de gênero no campo STEM na Europa, especialmente nos países do consórcio (Países Baixos, Chipre, Grécia, Espanha e Portugal), para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional desses indivíduos, com o benefício final das crianças pelas quais são responsáveis

Os grupos-alvo prioritários do projeto FEMST são:

·  Orientadores de carreira no ensino secundário superior

· Professores/educadores escolares

·  Corpo acadêmico

·  Responsáveis pela admissão em universidades

·  Alunas do ensino fundamental

·  Alunas de ensino superior estudando nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)

Informações sobre o projeto FEMST

Informações sobre o projeto FEMST
Título do projeto: Capacitar as raparigas com competências STEM e confiança para se tornarem futuras líderes STEM – FEMST

Acrónimo: FEMST

Número do projeto: 2022-1-NL01-KA220-HED-000090191

Fecha de inicio: 1 de noviembre 2022

Data final: 31 de outubro de 2024

Os objetivos a alcançar são os seguintes:

·   Incentivar abordagens de treinamento sensíveis ao gênero para professores e orientadores que se concentrem em combater os preconceitos de gênero na sala de aula.

·   Treinar professores do ensino fundamental para a implementação do currículo e a aplicação das ferramentas contidas em seu próprio ensino, independentemente da disciplina.

·   Divulgar a Série Animada de Histórias e outras atividades/ferramentas com crianças na sala de aula por meio dos professores

·   Facilitar a disseminação e a sustentabilidade dos resultados do projeto envolvendo partes interessadas-chave e formuladores de políticas em nível nacional e da UE.

·   Permitir que alunas desenvolvam suas capacidades científicas e as inspire a se envolverem em atividades relacionadas a STEM, superando preconceitos de gênero no campo

equipo

Sobre a FEMST

O FEMST é um consórcio financiado pelo Erasmus+ composto por seis organizações parceiras dedicadas de toda a Europa.

Universidade de Tecnologia de Eindhoven

A Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e) educa os estudantes e faz avançar o conhecimento em ciência e tecnologia para benefício da humanidade.

Instituto Politécnico de Santarém

O Centro de Investigação Literacia e Inclusão Digital”, sediado no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), 

Center for Social Innovation (CSI)

O Centro de Inovação Social (CSI) é uma organização de Investigação e Desenvolvimento, que se concentra na promoção da inovação social que pode trazer uma mudança positiva para entidades locais, nacionais, regionais e globais.

INDEPCIE

O INDEPCIE (Instituto de Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Coaching e Inteligência Emocional) é uma empresa de formação fundada em 2018 que se foca na formação atitudinal e na melhoria da performance humana

AKMI

O Instituto de Formação Profissional AKMI é o maior prestador de EFP na Grécia e um dos 7 maiores na Europa.

THE SMILE OF THE CHILD

The Smile of the Child (TSoC) é a maior organização sem fins lucrativos reconhecida na Grécia no domínio crítico da proteção da criança, da busca e salvamento de crianças desaparecidas, do apoio a crianças e famílias com crianças necessitadas.

tienda-online

Ferramenta online

Ferramenta de formação em linha FEMST

Esta plataforma online fornecerá a professores/corpo acadêmico/estudantes de STEM um espaço online comum, ferramentas e recursos para adquirir conhecimento e experiência prática relacionados às questões das meninas nas STEM.

Este kit estará disponível em todos os 5 idiomas e estará aberto para registro no início de 2024.

Entre em contato com a equipe para obter mais informações.

Formação e educação

O que é que a FEMST pode trazer para si?

1. Pacote de formação para professores e pessoal académico

Desenvolvimento de seis módulos de formação:

Notícias

Mantenha-se a par de todas as informações sobre o projeto neste espaço.

Newsletter WP3

FEMST – Empowering girls with knowledge and confidence in STEM to become future STEM leaders – WP3 Newsletter “FEMST Virtual Learning Environment / Online Platform

Leer más »

Newsletter WP2

FEMST – Empowering girls with knowledge and confidence in STEM to become future STEM leaders – WP2 Newsletter “Training Package Development and Validation” Newsletter WP2

Leer más »

Meeting in Athens

2nd MEETING of the Erasmus + FEMST! We are very happy to tell you on the 21st and 22nd of September, the FEMST project partners

Leer más »

First face-to-face

First face-to-face meeting of the project! The first TPM for our FEMST project took place in Nicosia (Cyprus) on the 2nd and 3rd march 2023.

Leer más »

CONTACTO

The European Commission’s support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents, which reflect the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

FEMST: Empowering girls with knowledge and confidence in STEM to become future STEM leaders
2022-1-NL01-KA220-HED-000090191

Universidade de Tecnologia de Eindhoven

A Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e) educa os estudantes e faz avançar o conhecimento em ciência e tecnologia para benefício da humanidade. Integramos o ensino e a investigação para permitir que os nossos estudantes e cientistas se tornem líderes de pensamento e concebam e realizem o inimaginável. Em estreita colaboração com os nossos parceiros públicos e privados, traduzimos a nossa investigação fundamental em soluções significativas.
A Escola de Educação de Eindhoven (ESoE) é um departamento da Faculdade de Física Aplicada e Educação Científica. A ESoE é o centro de especialização da TU/e no campo do desenvolvimento profissional de professores no domínio da ciência e da engenharia. A ESoE está ativa nos três domínios seguintes:
Educação
O ESoE oferece um programa de mestrado em Educação e Comunicação Científica, que inclui a formação de professores para o ensino pré-universitário em matemática, física, química, investigação e design ou ciências informáticas. Após a conclusão do curso, os estudantes podem lecionar no ensino secundário superior.
A ESoE oferece programas de qualificação de professores de primeiro e segundo grau. O programa de qualificação de professores de primeiro grau permite-lhe ensinar no ensino secundário superior HAVO (geral) e VWO (académico), enquanto o programa de qualificação de professores de segundo grau permite-lhe ensinar HAVO e VWO, bem como VMBO-T (vocacional), do primeiro ao terceiro ano do ensino secundário. O ESoE oferece formação de professores na TU Eindhoven e a sua visão do tipo de professores que forma está relacionada com a visão de uma universidade de tecnologia.
Além disso, a Escola de Educação de Eindhoven contribui ativamente para a formação dos departamentos da TU/e, iniciando e avaliando inovações educativas.
Investigação
A ESoE tem como objetivo promover a educação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em resposta a novos desafios societais. Para contribuir para este objetivo, realizamos investigação científica sobre educação e desenvolvimento profissional de professores e sobre a conceção e avaliação de inovações educativas. Numa atualização recente do nosso programa de investigação, foi dada continuidade à vertente de investigação bem sucedida sobre a preparação e o apoio aos professores para a aprendizagem e o ensino inovadores de STEM no ensino secundário. Esta investigação foi alargada com dois novos desenvolvimentos.
Em primeiro lugar, os professores do ensino superior foram incluídos no foco da nossa investigação. As inovações no ensino superior STEM, como a aprendizagem baseada em desafios, levantam muitas questões sobre as novas competências de que os professores necessitam e sobre o modo como podem desenvolver essas competências.
Em segundo lugar, foram incluídas questões sobre a pedagogia óptima do ensino e aprendizagem STEM inovadores no ensino secundário e superior. Para responder a estas questões, é necessária uma investigação sistemática de conceção e avaliação que forneça provas de práticas bem sucedidas. Nestes esforços, a investigação e o desenvolvimento andam de mãos dadas, em consonância com a missão da ESoE de contribuir tanto para os avanços académicos como para a melhoria das práticas educativas.
Inovação
A inovação no ensino da engenharia é uma prioridade para a ESoE. A ESoE está atualmente a renovar o seu currículo. Além disso, o ESoE acolhe o Centro de Educação em Engenharia (CEE) da 4TU em Eindhoven. O CEE está a potenciar a inovação da educação em engenharia em toda a TU/e através do financiamento de projectos, consultoria e organização de eventos para inspirar os educadores. O CEE tem uma colaboração ativa a nível nacional com as outras três universidades técnicas holandesas e a nível internacional com todas as universidades de tecnologia CDIO.

Instituto Politécnico de Santarém

O Centro de Investigação Literacia e Inclusão Digital”, sediado no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), tem experiência em: – Potenciar o conhecimento resultante da Investigação Científica e Tecnológica em Literacia e Inclusão Digital de pessoas desfavorecidas no mercado de trabalho; – Reforçar a excelência na literacia digital como estratégia eficaz de inclusão no mercado de trabalho; – Testar a eficácia de recursos e metodologias inovadoras através de cenários empíricos como forma de promover a empregabilidade deste grupo”.

Center for Social Innovation (CSI)

O Centro de Inovação Social (CSI) é uma organização de Investigação e Desenvolvimento, que se concentra na promoção da inovação social que pode trazer uma mudança positiva para entidades locais, nacionais, regionais e globais. Estas entidades incluem, mas não se limitam a, governos, agências administrativas locais, agências sem fins lucrativos, entidades comerciais e instituições educativas.

INDEPCIE

O INDEPCIE (Instituto de Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Coaching e Inteligência Emocional) é uma empresa de formação fundada em 2018 que se foca na formação atitudinal e na melhoria da performance humana. A empresa trabalha com clientes com o objetivo de aumentar os seus resultados a nível pessoal e profissional, desenvolvendo técnicas e estratégias nas áreas de coaching, Inteligência Emocional, soft skills e Programação Neurolinguística (PNL).

AKMI

O Instituto de Formação Profissional AKMI é o maior prestador de EFP na Grécia e um dos 7 maiores na Europa. Foi fundado em 1989 e, atualmente, está ativo em 9 cidades da Grécia (Atenas, Pireu, Salónica, Herakleion, Larissa, Rodes, Chalkida, Elliniko, Alexandroupoli), representando quase 60% do total do sector de EFP no país, oferecendo ensino pós-secundário, dos níveis 3-5 do QEQ. Todos os anos, cerca de 18.000 estudantes activos estão inscritos com o objetivo de estudar uma das 112 especialidades, em mais de 380 laboratórios em 14 sectores diferentes, em mais de 37.500 m2 de infra-estruturas em todo o país.

THE SMILE OF THE CHILD

The Smile of the Child (TSoC) é a maior organização sem fins lucrativos reconhecida na Grécia no domínio crítico da proteção da criança, da busca e salvamento de crianças desaparecidas, do apoio a crianças e famílias com crianças necessitadas, bem como do serviço público gratuito de saúde infantil, tanto na prevenção como no tratamento. A TSoC foi fundada em 1996 por Costas Yannopoulos, inspirado pelo desejo de bem-estar de todas as crianças do mundo, expresso pelo seu filho de 10 anos antes de sucumbir a um cancro no cérebro.
Com 450 funcionários, uma rede de 4.000 voluntários activos registados e mais de 15.000 patrocinadores, “La Sonrisa del Niño” fornece soluções para as necessidades da vida quotidiana de milhares de crianças que passam por momentos difíceis, tendo como bússola os seus valores de Cuidado, Dignidade e Igualdade. A organização, reconhecida internacionalmente, desenvolve em todo o país, 365 dias por ano, 24 horas por dia, acções directas e eficazes para prevenir e combater os fenómenos que ameaçam as crianças, prestando serviços gratuitos a todas as crianças e famílias da Grécia, em quatro áreas-chave: violência, saúde, desaparecimento e pobreza;
salvar crianças de abusos, encontrar crianças desaparecidas, proporcionar acesso gratuito a cuidados de saúde, ajudar crianças que sofrem de insegurança alimentar, apoiar famílias necessitadas, colocar todo o espetro dos seus serviços e infra-estruturas à disposição de agentes e agências públicas, promover os direitos das crianças através da colaboração com organizações internacionais.

Através de iniciativas específicas e parcerias institucionais com agências nacionais e internacionais, a Organização implementa boas práticas, esforçando-se por criar serviços amigos das crianças.
A sua missão é prestar serviços a todas as crianças na Grécia, independentemente da sua etnia ou religião, em todo o país, 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A TSoC gere a Linha Nacional de Apoio à Criança SOS 1056 & Chat 1056, a Linha Europeia de Apoio a Crianças Desaparecidas 116000 e a Linha Europeia de Apoio à Criança e ao Adolescente 116111 e, através do funcionamento destas Linhas de Apoio, durante 27 anos de ação, a TSoC tratou 4.690.805 chamadas na Grécia.

A TSoC realiza acções de intervenção para crianças vítimas de qualquer forma de violência, para crianças desaparecidas, crianças com problemas de saúde, crianças que vivem na pobreza ou ameaçadas pela pobreza.
“O Sorriso da Criança” visa o apoio integral da comunidade educativa (alunos, professores, outro pessoal escolar e pais), através de actividades de educação e formação que, recorrendo às mais recentes tecnologias, abordam questões que dizem diretamente respeito aos direitos das crianças em relação à sua vida quotidiana e ao seu futuro, tais como a utilização benéfica da tecnologia, o desenvolvimento de competências digitais, a proteção contra o bullying e o cyber-bullying, a violência doméstica, o abuso, a negligência, os estereótipos de género, a violência sexual, o assédio e o abandono escolar. “